As primeiras turmas do Polo Regional da Escola de Construção Civil receberam, na manhã da última quinta-feira (26), os certificados de conclusão dos cursos de pedreiro, assentador de pisos e azulejos e encanador, num total de 45 alunos. Na ocasião, também foi anunciado que o melhor aluno de cada turma deve ser selecionado como professores do projeto, oferecendo a eles a primeira oportunidade de trabalho na área.
A cerimônia de formatura contou com as presenças do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, a vice-prefeita Edith Di Giorgi, o coronel Romesnir Borges, representando da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, e secretários municipais.
![]() |
| Alexandre Lombardi / Secom |
Edmilson Rodrigues Claro, aluno do curso de Encanador e o futuro professor deste curso, disse que as aulas proporcionaram mais que do que a qualificação. “Fiz muitas amizades e conheci uma área muito vasta, que é a da construção civil. Para mim, particularmente, significa um novo capítulo na minha vida: iniciei o curso com poucos conhecimentos na área e finalizo como professor, discursou.
Em seu pronunciamento, Maria Inês falou da satisfação de formar os profissionais nessas áreas. “Desejamos que, ao saírem daqui, vocês encontrem diversas oportunidades de recolocação profissional e que não parem a qualificação por aqui. Continuem buscando e agregando conhecimentos. O Fundo Social acredita em capacitação como a forma mais autêntica de solidariedade”, falou.
A Escola de Construção Civil é uma parceria do Fussesp com o FSS e possibilita a formação e inclusão no mercado de trabalho na área da construção civil. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), através da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) também está envolvida no projeto.
Cada curso tem duração de dois meses e disponibiliza 45 vagas, sendo 15 vagas para cada curso. Dessas 15, três serão destinadas às cidades vizinhas, já que Sorocaba é Polo Regional do projeto. Para participar do curso, que é gratuito, não há exigência de escolaridade, apenas idade acima de 18 anos.
Os alunos recebem uniforme, material didático e uma bolsa auxílio de R$ 420,00 ao final do curso, caso estejam desempregados e não sejam beneficiados por quaisquer programas assistenciais. Mais informações com o FSS, pelo telefone 3238.2503.
![]() |
| Alexandre Lombardi / Secom |


