quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Trabalhos de 15 anos da LINC estão expostos na Biblioteca Municipal

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A Biblioteca Municipal de Sorocaba (BMS) “Jorge Guilherme Senger” sedia até o próximo dia 5 de setembro uma exposição em comemoração aos 15 anos do primeiro edital da Lei de Incentivo à Cultura (LINC), da Secretaria da Cultura (Secult), lançado em 1.999.

São cerca de 140 trabalhos em livros, CDs, DVDs e VHSs que contam um pouco da trajetória da LINC que, ao longo desse tempo, contribuiu para a produção cultural de mais de 300 projetos, incluindo apresentações musicais, projetos cinematográficos, intervenções, cursos, oficinas e espetáculos cênicos (teatro e dança).

Para o coordenador da Biblioteca Municipal, André Mascarenhas, “a LINC tem nos deixado um legado muito valioso por meio de seus produtos materializados”. Segundo ele, o conteúdo é bastante variado, além dos DVDs e CDs musicais, há também documentários, livros de temas e gêneros diversos, de registros e resgates históricos, jornalismo literário, trabalhos póstumos (como um livro de poemas de Carlos Roberto Mantovani), romances, novelas, poesias, contos e crônicas, entre outros. 

Durante vários anos como membro da comissão julgadora das propostas apresentadas à LINC, Mascarenhas acredita que ela tem sido muito importante para os artistas, oportunizando o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Letras, Patrimônio Histórico e Cultural, Música, Formação Cultural e Festivais. 

A exposição é composta por material que estava no acervo da Secretaria da Cultura e na própria BMS, onde uma mesa com os livros em ordem cronológica e duas prateleiras guardam a produção audiovisual. “O objetivo não é apenas resgatar esses momentos e ter um balanço dos benefícios que a Lei de Incentivo à Cultura proporcionou todos esses anos, mas inclusive fazer com que o consulente, usuário ou visitante da biblioteca conheça e reconheça a cultura da nossa cidade, sabendo mais sobre a lei e sobre quem pode e deve ser beneficiado por ela”, acrescentou André Mascarenhas.

O material poderá ser visto de segunda a sábado, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. A Biblioteca Municipal fica ao lado da Prefeitura, na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.