terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dia da Fotografia abre Mostra “Visão em 360°” na Câmara e no Botânico

Alexandre Lombardi / Secom
Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

As imagens selecionadas pelo olhar dos fotógrafos Zaqueu Proença, Emerson Ferraz e Alexandre Lombardi, do Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, podem ser vistas a partir desta terça-feira (19), Dia da Fotografia, dentro da Mostra “Visão em 360°”, organizada para integrar o calendário comemorativo dos 360 anos de Sorocaba.


Dividida em três momentos - Sorocaba Ontem e Hoje, Panorama 360 e Movimento 360, a exposição conta com 30 fotos capturadas no cotidiano dos profissionais e que retratam a cidade em seus vários aspectos e contam um pouco da história local.

A primeira etapa, produzida por Zaqueu Proença foi instalada na Câmara Municipal e conta com dez painéis com imagens comparativas, a partir do início do século 20. Servidor público há 28 anos, Zaqueu vivenciou o crescimento e a mudança do cenário sorocabano muito de perto.

Duas em uma, as fotos produzidas por Emerson Ferraz (Panorama 360) e Alexandre Lombardi (Movimento 360), apesar de independentes em termos de apresentação, casaram seu objetivo de apresentar ao visitante os vários ângulos da Sorocaba cosmopolita e seus cidadãos em ação usando o espaço do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Segundo Zaqueu Proença esta é a primeira vez que o trabalho dos fotógrafos da Secom sai dos limites da Prefeitura, em termos de exposição, ou da diagramação de jornais ou revistas que usam a produção diária na divulgação do serviço público prestado à população.

“Me sinto honrado e orgulhoso em poder oferecer um pouco daquilo que vivencio todos os dias. Às vezes, esse olhar que temos durante um trabalho ganha uma dimensão tão bonita que, para nós, é importante que outras pessoas conheçam”, disse Zaqueu, reiterando que, “mesmo estática, a fotografia é eternamente uma janela sempre aberta”.

Há dez anos atuando na Secom, Emerson Ferraz diz que ver a reação do público diante das fotos é compensador. Por meio dos comentários, de selfies de crianças e adultos usando os painéis como pano de fundo, ou mesmo diante da admiração de colegas, é que vem o “reconhecimento de nossa dedicação, da paixão com a qual fazemos nosso trabalho”. Responsável pelo material da etapa Panorama 360, que apresenta as fotos em maior tamanho, Emerson conta que buscou espaços de dimensões diferenciadas para clicar Sorocaba.

O olhar de Alexandre Lombardi para a construção de Movimento 360 também foi pautado pelo dia a dia nas matérias realizadas por toda cidade. “Buscar um quê, perceber aquilo que passa despercebido, mas que se contextualizado ganha um significado, principalmente em linguagem estática, é muito legal”, conta o fotógrafo que vem de uma grande experiência no jornalismo. Para ele, reconhecer essas imagens diante da proposta da mostra, tornou-se fácil à medida que se queria mostrar a Sorocaba que não para, por meio de quem a constrói. “É uma experiência gratificante”, assume.


As fotos da Mostra Visao em 360° - Sorocaba Ontem e Hoje podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na ala de acesso ao plenário da Câmara Municipal.

Panorama 360 e Movimento 360 estão no Jardim Botânico, de terça a domingo, das 9h às 17h. A mostra ficará nesses locais até o dia 31 de agosto. A entrada é gratuita.