quarta-feira, 11 de junho de 2014

Artigo do Prefeito: Sorocaba confirma sua condição de terra de oportunidades

Emerson Ferraz / Secom


Antonio Carlos Pannunzio 
Prefeito de Sorocaba

As grandes florestas naturais, como é o caso das extensões contínuas de Mata Atlântica encontráveis em nossa região, favorecem a multiplicação, entre as árvores – seu elemento constituinte mais visível – de uma espantosa quantidade de espécies vegetais e animais que com elas interagem, compondo um vasto cenário favorável às múltiplas formas de vida.

Coisa parecida ocorre em grandes centros de atividade econômica, como Sorocaba. O grande número de empresas industriais médias, grandes e gigantescas, longe de dificultar o surgimento, sobrevivência e expansão de fabriquetas de fundo de quintal, oficinas de todo tipo e o trabalho de profissionais especializados que trabalham por conta própria, executando serviços que exigem maior ou menor grau de especialização, favorece amplamente a multiplicação das micro e pequenas empresas. Muitas delas asseguram, aos seus proprietários e aos artífices por ele empregados remuneração que nada fica a dever àquela do artífice de uma grande indústria ou das grandes lojas de departamentos.

Durante muito tempo, o entrave ao trabalho dos micro e pequenos empreendedores foi representado pela legislação, que dele exigia o pagamento de tributos e o atendimento de obrigações de contorno, coisas que somente empresas suficientemente grandes para contarem com os serviços contabilistas, profissionais de RH e advogados tributaristas conseguiam encarar. Os vocacionados para o empreendedorismo tinham, pois, de atuar à margem da lei ou, como eufemisticamente se passou a dizer mais recentemente, na informalidade. 

Hoje, os entraves legais estão quase todos superados, mecanismo de apoio ao empreendedor surgiram e consolidaram e o essencial, para que as microempresas se organizem formalmente e ganhem espaço no mercado passa por iniciativas dos governos municipais de apoio à pequena empresa. 

Por todos esses motivos, é uma grande honra para Sorocaba haver sido premiada pelo Sebrae-SP como o município que possui o melhor projeto de apoio ao empreendedor individual e à micro e pequena empresa. 

Vários fatores pesaram na premiação: os serviços prestados aos trabalhadores individuais por conta própria e pequenos empreendedores no Espaço Empreendedor; a abertura para que os microempresários individuais possam ser fornecedores do Poder Público Municipal; a ampliação do acesso ao microcrédito por meio do Banco do Povo e as oportunidades de inovação que o Parque Tecnológico disponibiliza aos pequenos empreendedores. Só em 2013, foram mais de 7 mil empreendedores formalizados e 2.500 capacitados por meio do trabalho realizado pelo Espaço Empreendedor. 

Mais que uma homenagem pessoal ao governante, a láurea Prefeito Empreendedor 2013/2014 testemunha a consolidação no município, de uma política pública de apoio à pequena e média empresa. 

Estamos hoje entre os polos mais dinâmicos da economia paulista, sediando centros de decisão e núcleos logísticos que orientam a produção e distribuição de um apreciável número de produtos no Brasil e na América Latina.

Tal condição cria múltiplas de oportunidades para pequenas e microempresas, bem como para profissionais autônomos, potencializando ao máximo o desenvolvimento econômico, a geração de renda e a criação de postos de trabalho.

Isso não ocorre por acaso. O poder público local tem de simplificado processos e procedimentos e criar incentivos à formalização econômica dos pequenos negócios, o que envolve a redução da burocracia e a criação de organismos que despertem, capacitem e incentivem vocações empresarias.

O severo crivo do Sebrae-SP acaba de constatar que em Sorocaba, terra de oportunidades não é apenas um slogan. É um projeto de governo, em que o prefeito define metas, toma decisões e constrói equipes que as tornam realidade. 

Poucas coisas poderiam orgulhar mais a cidade e os seus habitantes neste que país busca, há tanto tempo realizar sua vocação de país de empreendedores. 

*Artigo publicado pelo jornal Diário de Sorocaba em 8 de junho de 2014