Mariana Campos / Secom |
Mariana Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br
Nesta semana, a Prefeitura de Sorocaba começou a implantar hortas comunitárias nos Territórios Jovem. Na tarde desta quarta-feira (11), foi a vez da unidade de Aparecidinha, que contou com a ajuda de moradores deste bairro, além do Iporanga e do Cajuru.
Realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) eMeio Ambiente (Sema), a ação tem como objetivo ensinar o cultivo de hortaliças e criar uma consciência nesses adolescentes sobre a importância de consumir produtos de sua própria plantação, ou seja, alimentos saudáveis isentos de agrotóxicos, além da economia de dinheiro.
“A nossa ideia é que eles além de ajudar na implantação das hortas, cuidem e consumam essas hortaliças e temperos e que eles disseminem essa prática em casa e no bairro onde moram”, explica Mariana Albuquerque, técnica de recreação e lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Mariana Campos / Secom |
Além de plantar mudas de maracujá e dracena no Território Jovem de Aparecidinha, foram plantadas sementes de camomila, melissa, alface, rabanete, tomate-cereja, salsinha, cebolinha e pimenta-dedo-de-moça.
A dona-de-casa Andréia Nunes Santos, moradora do Cajuru, participou da ação. Ela faz oficina de fotografia no TJ do bairro onde mora e gostou da experiência com as hortaliças. “Não sabia nada sobre hortas e agora vamos fazer uma igual a essa no Território Jovem do Cajuru, onde eu vou ajudar a cuidar, e outra no meu quintal”, comentou.
Na última terça-feira (10), a horta foi implantada no TJ João Romão. As próximas unidades a receberem essa novidade serão Cajuru e Jardim Ipiranga.
Mariana Campos / Secom |