Mariana Antunes de Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br
Com direito a telão e pipoca, os frequentadores do Centro de Referência Especializada em População em Situação de Rua (Centro POP) de Sorocaba poderão torcer pela Seleção Brasileira na abertura Copa do Mundo 2014 nesta quinta-feira (12), às 17h, na própria unidade.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), esse momento será oferecido em todos os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. A unidade funcionará normalmente nesses dias e antes do jogo terá uma socialização com os usuários.
Coordenado pela Sedes, o Centro POP oferece acolhida imediata e apoio visando à reinserção social e proporcionando, inclusive, o resgate da autoestima da população em situação de rua.
A unidade funciona como porta de entrada na rede da proteção social especial, onde eles podem ter convívio social e desenvolver, por meio de atividades socioeducativas, relações de afetividade e respeito, além de alcançar autonomia, estímulo à organização, mobilização e participação social. Diariamente, cerca de 40 pessoas passam pelo local.
Com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistentes sociais e agentes sociais, os usuários do Centro POP recebem uma escuta qualificada. Além disso, eles são encaminhados para outros serviços, participam de oficinas de artesanato e outras atividades socioeducativas, como dinâmicas, vivências, mobilização e participação comunitária, na qual são abordadas questões como família, respeito, conhecimento de si próprio, convivência, disciplina, entre outras.
No espaço, eles ainda podem descansar, tomar banho, lavar roupa, se alimentar e também recebem roupas e cobertores doados à unidade. O Centro POP está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 763, no Centro, próximo à Rodoviária de Sorocaba.