quinta-feira, 12 de junho de 2014

Apresentação de Fandango encerra Semana do Tropeiro

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Um dos patrimônios culturais de Capela do Alto, o grupo Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara, é a atração do encerramento, neste domingo (15), das comemorações da 47.ª Semana do Tropeiro de Sorocaba. Formado por homens, adultos e crianças, sem limites de idade, os “dançadores” mostram sua arte a partir das 15h, numa apresentação no Museu Histórico Sorocabano. O evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), é gratuito e aberto ao público. 

O fandango está no sangue da família Lara que, durante as apresentações, chega a ter até 18 participantes, sendo de dois a três violeiros, um apresentador, além de 12 a 14 "dançadores" em pares. Atualmente, o grupo é dirigido por Francisco de Lara, de 78 anos e é formado basicamente pela família. Ele sente o imenso prazer em dividir o palco com seus filhos, netos, e bisnetos. São quatro gerações levando a tradição dos valores culturais herdados dos seus antepassados, que também foram Tropeiros e Fandangueiros.

O grupo teve sua origem por volta de 1957 e ainda hoje conta os remanescentes daquela época, como o próprio Francisco de Lara e Antonio Moreira. Ao longo deste tempo, muitos se foram ou deixaram o grupo, mas ainda são representados por seus filhos e netos.

A primeira apresentação do grupo foi na Semana Euclidiana em São José do Rio Pardo em 1957, levados por Bento Palmiro Miranda, antigo Folclorista de Sorocaba. De lá para cá, foram tantas apresentações em diversas localidades e cidades, dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

Sobre o fandango

O fandango tem em seu desenvolvimento, danças com gestos e nomes que lembram o dia a dia nas estradas e o cotidiano dos tropeiros, como o andar das tropas, brigas dos bois, as campinas calmas, entre outros títulos semelhantes.

Alguns exemplos são a "Varginha Simples", que lembra as campinas tranquilas por onde as tropas passavam, também seria uma espécie de aquecimento para as demais danças seguintes; o "Bate na Bota", que consiste no gesto de bater as botas antes de calçá-las, pois pode haver uma aranha ou outra coisa dentro da mesma; o "Pula Sela" que remete aos peões em exibição, pulando as selas dos seus próprios cavalos; "Vira Corpo", onde os cavalos rolando no chão para descansar (se espojar, como diz o caboclo); o "Quebra-Chifres" das brigas dos touros durante as caminhadas. Durante a dança, cada dançador bate seus pés, um aos outros e o "Passo da Tropa" que, como o próprio nome diz, lembra a cadência dos passos da tropa nas estradas.

Mas existem ainda alguns passos que tiveram variações e adaptações: o Varginha Palmeada, Dança do Chapéu, Mandadinho, Palmeadinho, Serradinho, entre tantos.

Indumentária e Chilenas

O grupo sempre usa uniformes em suas apresentações: chapéus pretos, camisas vermelhas, calças azuis com listas vermelhas, além dos lenços brancos no pescoço e das tradicionais botas pretas. A denominação de "Fandango de Chilenas" se justifica pelos pés dos "dançadores" que, sobrepondo as botas pretas, usam durante as apresentações um tipo de espora com rosetas, em forma de discos de metal (tinideiras), semelhantes as esporas chilenas ou espanholas. Por isso se denominam esta razão, eles são chamados de Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara de Capela do Alto. Existem outros grupos de fandango, porém, com estilos próprios de cada região. O Fandango de Chilenas dos Irmãos Lara é considerado o único existe neste gênero.

A apresentação é gratuita e aberta a todos os interessados. Após, haverá degustação de feijão tropeiro. O Museu Histórico Sorocaba se localiza anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Theodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.