sexta-feira, 13 de junho de 2014

Funcionários do Saae e bombeiros receberam treinamento sobre cloro

Comunicação / Saae
Participantes tiveram orientações teóricas e treinamento prático

Carlos Lara
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) promoveu no início desta semana um treinamento sobre utilização, manutenção, segurança e manuseio de cloro, voltado aos seus operadores de Estação de Tratamento de Água (ETA) e membros do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, que simularam um acidente com o produto e utilizaram os equipamentos apropriados. 

O objetivo com a promoção desse treinamento foi atualizar os profissionais da autarquia que trabalham diariamente com o cloro, tanto no que diz respeito à segurança no manuseio, como em termos de uso correto e melhor aproveitamento e economia do produto, bem como proporcionar aos membros do Corpo de Bombeiros condições para que possam atender ocorrências de acidentes que envolvam esse produto. 

Coordenado por um técnico da indústria química que fornece o cloro ao Saae de Sorocaba – a Hidromar, com sede na cidade de Santos -, o treinamento foi desenvolvido na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (Cerrado), sendo composto de aulas teóricas e práticas. 

Nas aulas teóricas os participantes receberam informações sobre temas diversos, como “as formas de utilização do cloro”, visto que além do tratamento de água o produto também é empregado em outros setores, como o eletrônico, automotivo, construção e saúde; “informações técnicas”; “segurança e treinamento”; “transporte do produto”; “medidas de emergência”; “aspectos médicos e primeiros socorros” e “utilização correta e racional do cloro”. 

Finalizando o treinamento, os participantes se dirigiram até o local de armazenamento do cloro utilizado nas ETAs Cerrado e Éden, onde tiveram aulas práticas sobre transporte e manuseio correto dos cilindros e procedimentos a serem obedecidos em casos de vazamento e mesmo contato direto com o produto. 

Outro destaque do treinamento prático foi a simulação de um acidente com vazamento de cloro, oportunidade em que os integrantes do Corpo de Bombeiros de Sorocaba utilizaram os equipamentos de que dispõem para atender ocorrências como essa, visando socorrer possíveis vítimas e estancar o vazamento. 

1 tonelada por dia 

Diariamente, o Saae/Sorocaba utiliza cerca de 1.000 quilos de cloro no processo de tratamento de água nas ETAs do Cerrado e do Éden, que juntas têm uma capacidade de processamento de 2.500 litros de água por segundo. 

Os cilindros do produto, armazenados em locais tecnicamente apropriados das duas estações, têm cada um 900 quilos e são reabastecidos constantemente pela indústria fornecedora. 

Agente bactericida, o cloro é adicionado ao tratamento da água com o objetivo de eliminar bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes na água. A água distribuída à população deve conter, de acordo com a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/l (miligramas por litro) de cloro residual, padrão que é observado rigorosamente pelo Saae/Sorocaba e controlado por meio das diversas análises realizadas nos laboratórios da autarquia a cada dia.