quinta-feira, 12 de junho de 2014

Viva a Praça mistura estilos e internacionaliza apresentação

Divulgação
A musicalidade brasileira vai contar com o ritmo e a alegria de banda argelina que participa do projeto neste domingo, no Campolim.

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O cantor e violonista Leandro Urso é a atração deste sábado (14) na segunda edição de junho do projeto “Viva a Praça” no Parque dos Espanhóis. Com uma carreira iniciada em 1992, acompanhando o trabalho de amigos e músicos conhecidos no cenário da música local, resolveu seguir carreira solo, justamente, pelo incentivo dos parceiros Eraldo Basso e Carlos Madia e, ao lado do percussionista Ito Carvalho, passou a se dedicar à MPB e à linha pop rock que seguia na época.

Atualmente, com um estilo musical desenvolvido desta mescla, traz um repertório que transita facilmente de Chico Buarque a O Rappa. Leandro Urso se apresenta às 16h, com entrada gratuita e censura livra. O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Salles, s/nº, em Pinheiros.

Divulgação
E no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, domingo (15) é dia de Carlos Madia e do grupo argelino El Dey levarem música ao palco montado no gramado.

Madia se apresenta em companhia de Márcio Correa, Diego Garbin, Beto Corrêa e Thiago Brizola, a partir das 10h. Com uma carreira iniciada em casas noturnas, clubes e espaços culturais de Sorocaba em 1988, tornou-se um dos mais conhecidos nomes da música sorocabana com vários prêmios acumulados. 

Com dois trabalhos autorais - “Poesiviolão” e “Mais tudo isso”, em 1996 fez uma viagem de 90 dias com sua banda no navio italiano “TN Monterey” por países do Mercosul, e entre 2002 e 2005 realizou temporadas de shows no Japão. É empresário e produtor com uma série de projetos bem-sucedidos em parcerias público/privadas, como o “Domingo no Parque” e “Vizinhos Afinados”.


Divulgação
Argélia na música

Criado em 2009, o grupo argelino El Dey manda um aviso aos amantes da música de melodia alegre e contagiante. O estilo estará presente na apresentação que fazem no Campolim a partir das 11h, mostrando um pouco da cultura do país cuja seleção de futebol se hospeda em Sorocaba durante a disputa Copa do Mundo. Quem escuta as músicas do El Dey tem vontade de dançar ao melhor estilo árabe, tanto nos passos quanto na alegria. 

Marcada por cadências sedutoras de ritmos, suas letras falam de partilha, fraternidade e de um mundo melhor, marcado pela espiritualidade. O som lembra o flamenco e, certamente, vai emocionar o público.

Divulgação
Parque das Águas

Fábio Goya volta a se apresentar no “Viva a Praça”. Desta vez, no Parque das Águas e em companhia de Hamilton de Oliveira, no domingo (15), às 16h. Nesse encontro, o público vai ouvir o melhor dos clássicos do pop rock mundial e da MPB em versão acústica de violão e acordeão.

Goya é músico profissional desde 1992 e iniciou sua carreira musical tocando em bares e nas famosas “boêmicas” promovidas pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi) e no saudoso “Beco do Sossego”. Após estudar piano por vários anos, foi abraçado ao violão e no toque da guitarra que encontrou sua veia musical, instrumentos que teve a oportunidade de estudar no Conservatório de Tatuí, entre 1996 e 99.

Participou de vários grupos musicais, nos mais variados estilos e vertente – Banda Paraphernalia, Pórva Seca e Open Bar - inaugurando e consolidando o sucesso de várias casas de Sorocaba e região.

Com um vasto repertório, que permuta do fino da bossa ao rock clássico, procura sempre executar os arranjos com uma identidade diferenciada, sempre priorizando o bom gosto musical.

Em 2001 trabalhou para a Royal Caribbean, no navio Splendour of the Seas, onde, além da costa brasileira, teve a oportunidade de tocar no Uruguai, Argentina, Ilhas Canárias, Portugal e Espanha.

Atualmente realiza trabalhos solo (no formato voz/violão), atua também em festas, bailes, casamentos e formaturas (como freelance) e continua os trabalhos com a Banda Paraphernalia, Pórva Seca e, para este projeto, Goya & Open Blues.

Hamilton de Oliveira também canta profissionalmente e é produtor musical há 21 anos. Já tocou e deu canja com artistas como Pedro Mariano, Billy Paul, Belchior, Ivete Sangalo, Carlinhos do Cavaco, Afonso Nigro e Don Betto, entre outros. Seu trabalho foi visto em Cuba, Argentina, Panamá, República Dominicana, na Espanha, em Portugal, nas Ilhas Canárias e nos vizinhos Peru e Uruguai.

Na televisão, tem atuações em programas como “Qual é a música”, do SBT. Formado em Licenciatura em Música na Uniso e Pós-graduando em Docência no Ensino Superior, atualmente dá aulas de piano e rege o coral da Terceira Idade e do projeto Sementinha, da ACM Sorocaba. Polivalente, também é editor de vozes do Programa Raul Gil.