terça-feira, 1 de julho de 2014

Curso ensina culinária para quem tem colesterol alto

claudio rostellato
crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), está com as inscrições abertas para dois cursos voltados à boa alimentação: Especial de Sopas e Nutrição e Culinária para Pessoas com Colesterol Alto.

Os cursos, que acontecem dentro do projeto Uniten Comunidade/Sesi/ Alimente-se Bem, oferecem 20 vagas ao todo e as aulas acontecem na Carreta Culinária da Uniten. Para se inscrever, o interessado devem ter acima de 16 anos e apresentar, no ato da matrícula, cópia e originais do RG e CPF. O preenchimento das vagas se dará por ordem de chegada dos candidatos.

Os interessados devem ficar atentos para as datas: Nutrição e Culinária para Colesterol Alto recebe inscrições até dia 8 de julho e as aulas acontecem de 11 a 18 de julho, das 13h30 às 16h; já o Especial de Sopas, as inscrições acontecem em 11 de julho e as aulas irão de 17 a 24 de julho, das 10h às 12h.

Baseado nos conceitos do programa Alimente-se Bem, os cursos da Uniten visam passar orientações para uma alimentação saudável, através de receitas práticas e simples, especiais para o inverno. Ressalta a importância dessas preparações para a saúde, bem estar e melhoria da qualidade de vida, valoriza a adição de alimentos ricos em fibras na alimentação, no dia-a-dia e, principalmente, no inverno onde a demanda calórica do corpo é maior.

Definição e importância do programa Alimente-se Bem, Importância da alimentação e hábitos saudáveis, Importância dos Grupos de Alimentos e seus nutrientes, Pirâmide dos alimentos, Aproveitamento integral dos alimentos, Necessidades calóricas para os indivíduos, Seleção, Controle de Qualidade e Preparo dos Alimentos, Pesos e Medidas caseiras, Safra dos alimentos, Receitas.

As inscrições serão feitas exclusivamente na Uniten (Avenida General Osório, 1840, Vila Barão). Serão aceitas as inscrições correspondentes ao número de vagas e outras 20 para aguardarem em lista de espera (caso haja desistências).