quarta-feira, 18 de junho de 2014

Videomonitoramento flagra pichadores na área central

Tânia franco
ttfereira@sroocaba.sp.gov.br

Sistema funciona no Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal e permite monitoramento em tempo real, colaborando com o trabalho da GCM e dos organismos de segurança da cidade.

Depois de constatar a ação de pichação na noite desta segunda-feira (16), a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu seis jovens que causaram danos ao prédio da Catedral Metropolitana e a edifícios comerciais, no centro. Do grupo, dois eram adolescentes e foram enquadrados por Ato Infracional. Os demais responderão por Crime Ambiental de Pichação.

No primeiro caso, por volta das 21h30 os operadores de câmeras do videomonitoramento acompanharam a ação de três rapazes e uma moça, efetuando pichações nos fundos da Catedral e solicitaram a presença de viaturas do Patrulhamento Comunitário. Abordados na Rua Padre Luis, com eles foram encontrados três frascos de tinta spray. 

G.A.R.S. (21), os irmãos gêmeos R.F.G. (20), R.F.G. (20) e T.V.T.A. (19) em posse do material apreendido e das imagens, foram conduzidos ao Plantão Policial Sul e apresentados à autoridade, onde foram autuados em flagrante por Crime Ambiental de Pichação e liberados. 

Na mesma noite J.P.A.B. (16) e B.D.S. (14) foram flagrados pelas câmeras do COI cometendo o mesmo ato infracional nos prédios comerciais da Rua Barão do Rio Branco, no Centro. O videomonitoramento acompanhou os jovens até serem abordados nas proximidades do Mercado Municipal. Com eles foram encontrados dois frascos de tinta spray. Apresentados ao Plantão Policial Sul, acabaram autuados em flagrante por Ato Infracional de Crime Ambiental de Pichação e liberados aos cuidados dos responsáveis.

Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias