quarta-feira, 18 de junho de 2014

Projeto “Viva a Praça” mistura estilos em apresentações no fim de semana




Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), faz neste fim de semana mais uma edição do projeto “Viva a Praça”. No sábado (21), a dupla sorocabana Rolando & Mya, que mistura divas do blues, do jazz e soul, com grandes influências no rockn'roll, fazem show neste sábado (21) no Parque dos Espanhóis. 

A partir das 16h, a comunidade do bairro de Pinheiros vai curtir singles que vão de Aretha Franklin a Amy Winehouse, na voz forte e caótica de Mya Machado, que também canta na banda Medrar. Cabe a Rolando Beltran o comando das cordas afinadas no blues. Violonista e guitarrista – inicialmente, com formação erudita, acabou enveredando pelo jazz. Foi professor em inúmeras escolas de música de Sorocaba e região, parceiro de músicos como Marcia Mah; Marcos Boi; Cassiano Moraes; Simone Sil; Marcelo Theto e Eli André Corrêa, da banda Se Entrega Cafona, e fez parte do Trio Tom Jazz, com o pianista João Leopoldo. No currículo, traz também participação como sonoplasta, compositor e técnico de som em vários espetáculos de teatro e dança.

Atrações do domingo

No Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, no domingo (22), a cantora Claudia Volcov, que há mais de cinco anos se apresenta na noite sorocabana, mostra seu talento enquanto representante da música brasileira, num repertório de clássicos da MPB, chorinho e “samba de raiz”. 

Foi uma das intérpretes do “Panela do Samba” desde o início do projeto permanecendo por 4 anos. Por meio deste trabalho, se apresentou no Sesc Sorocaba em 2013 no espetáculo “Quem é bamba não bambeia”, com total sucesso. Teve dois espetáculos musicais apresentados no Sesi Sorocaba em 2012 e, juntamente com outro intérprete, apresentou o espetáculo “Sem claudicar, hein?!!”, onde cantava sambas de compositores locais, paulistas e outros bambas, como Cartola, Candeia e Martinho da Vila. Em 2013, dentro do projeto “Sorocaba em Cena”, voltou ao palco do SESI Sorocaba para contar um pouco da história de Adoniram Barbosa, no show “Quem é João Rubinato?”.

A apresentação no Campolim começa às 11h com a participação de Nenê Barbosa (violão), Luizinho Quexada (cavaco), Borracha (bateria) e Índio Pandeiro (pandeiro). A censura é livre e o show é de graça.

No período da tarde, às 16h, no Parque da Águas, no Jardim Abaeté, o samba-rock dá o tom ao movimento de visitantes que lotam o local. Dentro do “Viva a Praça”, a Banda Percussiva formada por Julinho Simpatia (vocalista e violonista), Manu Percussivo (percussionista e inspiração para o nome da banda), Rogério Rosa (no Contra baixo e cavaquinho) e Barba (percussionista que dispensa comentários), promete colocar o povo para dançar e se divertir ao melhor estilo da alegria brasileira. 

O grupo se uniu depois de uma conversa sobre a paixão pela música, amparada por uma mesa de botequim. E a união de gente da melhor safra de músicos da cidade foi certeira, resultando num projeto inovador para tocar música de altíssima qualidade. Assim nascia a Banda Percussiva, que veio com uma forte influência de Seu Jorge. Mas não fica por ai e, na competência, flexibilidade e criatividade dos músicos, a banda mostra um vasto repertório de Samba Rock e “Musica Pra Pular Brasileira”.