terça-feira, 19 de agosto de 2014

Próprios Municipais aderem às Hortas Comunitárias


Zaqueu Proença / Secom
Marina Jabur
tmgobato@sorocaba.sp.gov.br

O Centro de Referência de Educação (CRE), a Chácara do Idoso e o Parque Natural Chico Mendes aderiram ao projeto das Hortas Comunitárias que tem por objetivo a valorização da educação ambiental e nutricional, via horticultura. O início do projeto foi marcado por uma cerimônia de sensibilização sobre a importância da relação entre sustentabilidade e alimentação saudável, além da distribuição de mudas de plantas. 

O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio e do engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Alan Teixeira.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com a parceria das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Educação (Sedu), Serviços Públicos (Serp), Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). 

“Através do projeto, será desenvolvido um trabalho de conscientização junto aos frequentadores desses espaços sobre a importância de uma alimentação saudável, do plantio, do cuidado com a terra, do respeito à natureza e da sustentabilidade”, afirmou Maria Inês. 

As Hortas Comunitárias integram o projeto das Hortas Educativas, implantadas em 52 Escolas da Rede Municipal, através de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e envolvem aproximadamente 4 mil crianças de 4 a 10 anos, além de 120 educadores. “Sem dúvida, o projeto das hortas nas escolas tem como foco as crianças, que estão numa fase de formação de comportamento, de conceitos e de hábitos alimentares”, completou a professora Maria Inês.

No Horto Florestal, localizado na estrada Raphael Lobo de Moraes, já existe uma horta comunitária que passa a integrar o projeto.