| Viaduto ligando Avenidas JJ Lacerda e Ipanema estão entre investimentos (Foto: Zaqueu Proença / Secom) |
Glauco Bianchini
gbianchini@sorocaba.sp.gov.br
O prefeito Antonio Carlos Pannunzio apresentou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (10), um pacote de obras de mobilidade urbana que ultrapassa a casa de R$ 850 milhões em investimentos. Denominado de Mobilidade Total, o programa contempla 23 grandes conjuntos de obras estruturantes, que passam pela abertura de novos corredores viários, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além da pavimentação de mais de 240 ruas em 97 bairros e do recapeamento de outras 580 ruas em 148 bairros da cidade.
De acordo com o prefeito Pannunzio, a cidade passa por um momento ímpar de desenvolvimento e, consequentemente, demanda investimentos em mobilidade para que a cidade resgate e eleve a qualidade de vida que oferece a sua gente. “Sorocaba deve avançar na qualificação dos seus sistemas viário e de transporte público, que devem favorecer a redução do tempo de deslocamento pela cidade”, destaca.
O prefeito explica que, desde o início de sua Administração, a equipe de Governo está envolvida em ações de pensar a cidade do futuro, bem como no planejamento das ações ao longo do tempo. “Se fossemos considerar tudo o que foi pensado, não seria absurdo dizer que, em valores de hoje, os investimentos seriam de quase R$ 2 bilhões”, comenta Pannunzio.
Novos corredores viários
Dentre as muitas obras elencadas no programa Mobilidade Total, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio destaca a estruturação do sistema BRT – Ônibus Rápido, que já conta com financiamento assinado junto à Caixa Econômica Federal; a substituição da ponte que liga a Rua 15 de Novembro à Avenida São Paulo sobre o Rio Sorocaba; um conjunto de dois viadutos sobre a Avenida Itavuvu, sendo um trecho elevado da avenida sobre a Area de Transferência, na região do Parque das Laranjeiras, e outro interligando as avenidas Ulysses Guimarães com a Edward Frufru Marciano da Silva no mesmo ponto.
| Emerson Ferraz / Secom |
Outras intervenções importantes serão a implantação de uma avenida marginal ao Córrego Itanguá, entre a Avenida Luiz Mendes de Almeida e a Avenida Adão Pereira de Camargo, inclusive com ponte sobre o córrego na Avenida Américo Figueiredo; além do viaduto interligando as Avenidas José Joaquim de Lacerda e Ipanema, próximo ao Carrefour Sônia Maria.
A entrevista coletiva teve a presença da vice-prefeita Edith Di Giorgi, do presidente da Câmara Municipal, Cláudio do Sorocaba 1, vereadores e secretários municipais.
| A marginal do Córrego do Itanguá prevê uma ponte sobre a Av. Américo Figueiredo (Foto: Zaqueu Proença / Secom) |