quarta-feira, 11 de junho de 2014

Espécies da flora e da fauna de Sorocaba estão espalhadas ao longo da Avenida Dom Aguirre

Emerson Ferraz / Secom
A exposição interativa poderá ser vista até o dia 30 de junho

Mariana Antunes de Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br

Desde a manhã desta quarta-feira (11), as pessoas que passam pela Avenida Dom Aguirre poderão ver 22 diferentes displays representando a flora e a fauna da cidade no canteiro central da principal via de Sorocaba. Até o dia 30 de junho, os munícipes poderão conferir imagens de aves, como o biguá e o socó, mamíferos, como o lobo-guará e o ratão-do-banhado, répteis, como o cágado, peixes como o cará, além de espécies arbóreas, como ipê-amarelo e a paineira, árvore símbolo da cidade.

A exposição interativa “Biodiversidade de Sorocaba” é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. O objetivo é de sensibilizar os sorocabanos sobre a relevância das temáticas ambientais no cotidiano, bem como a importância das ações individuais e coletivas para a gestão dos recursos naturais. 

“A nossa ideia é promover a sensibilização dos munícipes e provocar a admiração e o respeito às espécies que existem em nossa área urbana, que inclusive constam no livro ‘A Biodiversidade do Município de Sorocaba’, lançado em março deste ano”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. “E escolhemos para fazer essa exposição na Avenida Dom Aguirre por ser uma via de intensa circulação de veículos, o que potencializa seu impacto educativo, despertando o interesse da população sobre o tema”, completa.

Além disso, a população poderá ver uma decoração com tecidos tencionados e espirais em três pontos estratégicos da avenida, como a Praça Dom Tadeu Strunck, Praça Lions e a alça de acesso à Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho).

Os parques educadores ecológicos Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural "Chico Mendes", Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", Biodiversidade e Ouro Fino também receberam a ornamentação com os tecidos tencionados e espirais em suas entradas.

“Os nossos parques são áreas com grande visitação e potencial educativo que vêm incorporando cada vez mais um processo permanente, dinâmico e integral de interação do público com o meio ambiente, visando à formação do cidadão mais culto e ambientalmente correto”, declara o diretor de Educação Ambiental Sema, Welber Smith.

Emerson Ferraz / Secom