quarta-feira, 2 de abril de 2014

Propostas técnicas para Hospital Público de Sorocaba serão apresentadas por empresas

Os dois estudos contendo propostas técnicas para implantação do Hospital Público de Sorocaba, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), serão apresentados à Prefeitura de Sorocaba, nesta quinta-feira (3), por representantes da Construtora Norberto Odebrecht e do grupo formado pela Construcap – CCPS Engenharia e Comércio S.A. e BF Capital Assessoria Operações Financeiras. 

Os projetos foram protocolados na Prefeitura no último dia 27 de março, conforme determina o edital. O Governo Municipal tem prazo de 60 dias para analisar as propostas e definir a que melhor atende às necessidades da Prefeitura de Sorocaba, de acordo com os termos de referência apresentados no edital de chamamento.

Segundo o secretário municipal da Fazenda e secretário executivo do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas de Sorocaba, Aurílio Caiado, nesse prazo o Governo Municipal tem a prerrogativa e pode selecionar o que há de melhor em cada estudo para elaborar seu próprio anteprojeto para a licitação.

 “São tantas as variáveis envolvidas em cada projeto, que interferem no que serão os serviços e como deverão ser operados, que nem sempre as melhores soluções pontuais podem ser contempladas numa única proposta”, pondera Caiado. O secretário executivo do Comitê Gestor de PPPs explica que após analisar o resultado dos estudos elaborados por cada grupo empresarial será elaborada a minuta do edital do Hospital Público, documento que deverá ser apresentado e discutido em Audiências Públicas antes do lançamento do processo licitatório que definirá o empreendedor para este projeto. 

Hospital

Parte integrante de uma das principais prioridades do Governo Pannunzio, a implantação de um Hospital Público na Zona Norte da cidade está baseada em estudos do setor e dos vetores de desenvolvimento da cidade que definiram a necessidade de instalação de uma unidade de atendimento referenciado com pelo menos 200 leitos. 

O novo hospital deve ser vocacionado ao atendimento de média complexidade, com foco em serviços de ortopedia e traumatologia, neurocirurgias, cirurgias gerais e de trauma, atendimento materno-infantil, oferecendo, também retaguarda às unidades de urgência e emergência 24 horas já existentes na cidade.

Para atender a proposta de 200 leitos estima-se investimento de aproximadamente R$ 250 milhões. A área para o hospital já foi adquirida pela Prefeitura e está localizada na avenida Ipanema, onde funcionava a antiga garagem da empresa TCS. 

 Apresentações 

 Cada grupo empresarial terá duas horas para apresentar a síntese de sua proposta e detalhar pontos que considere fundamentais para viabilizar o projeto. Por questões de ordem legal, que garantem a completa isonomia e transparência no processo de PPP do Hospital Público de Sorocaba, os conteúdos técnicos dos dois projetos devem ser mantidos em sigilo durante o período de análise por parte da Prefeitura. Na sexta-feira (4), às 15h, o Comitê Gestor de PPPs atenderá a imprensa para apresentar informações que não interfiram no processo em andamento e fazer comentários a respeito dos projetos apresentados.