quinta-feira, 10 de julho de 2014

Show musical comemora a fundação da ferrovia em Sorocaba

Zaqueu Proença / Secom
Secom Sorocaba
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A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, realizou na tarde de hoje, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, um show musical em homenagem ao aniversário de fundação da Estrada de Ferro Sorocabana.

O show foi apresentado pelo Grupo Entre Amigos, composto por Augusto Oliveira Arruda (Nico), Gustavo Arruda e Manoel Moreno. Intercalando as apresentações musicais, a escritora Myrna Ely Atalla Senise da Silva, fará aleitura de textos poéticos e históricos referentes à data e à Ferrovia.

O objetivo do show, além de comemorar essa importante data, é desenvolver ações dentro do Museu Ferroviário, dinamizando o espaço eaproximando-o da população. A partir setembro, o Museu Ferroviário passará por umas remodelação técnica de seu acervo, com a abertura da exposição “O Curso Ferroviário: formação de excelência dentro e fora da Ferrovia”, abordando aspectos do curso ferroviário da Sorocabana, sua estrutura técnica, corpo docente e resultados alcançados no decorrer dos anos de sua existência.

O Museu Ferroviário fica na Avenida Afonso Vergueiro, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 14h30. Mais informações pelo telefone 3231-1026.

Zaqueu Proença / Secom

A Estrada de Ferro Sorocabana

A Companhia que deu origem à Estrada de Ferro Sorocabana é criada por iniciativa de Luiz Matheus Maylasky, conhecido como o estrangeiro misterioso.

O que se sabe é que, vindo da Europa, chegou a Sorocaba e se hospedou no Mosteiro de São Bento. Pobre, consegue emprego ao demonstrar habilidades no conserto da máquina de beneficiamento de algodão pertencente a Roberto Dias Batista. Passa a sócio da empresa e é reconhecido na cidade por suas ideias arrojadas. Em 13 de janeiro de 1867, funda o Gabinete de Leitura Sorocabano.

Com o auge do cultivo do algodão em Sorocaba, surge a necessidade de alternativas para o escoamento do produto. À procura de alternativas, alguns sorocabanos, liderados por Maylasky, recorrem à Companhia Ituana, pleiteando a construção de um ramal daquela ferrovia até Sorocaba. Não conseguindo apoio, resolvem construir, por conta própria, uma ferrovia.

É instituída a Companhia Sorocabana, com estatutos aprovados pelo Governo Imperial em 1871. O contrato para a construção da ferrovia, lavrado a 18 de junho de 1871, previa a conclusão dos serviços para dez anos. A sede da Companhia, à época, era no sobrado da esquina das Ruas Monsenhor João Soares e Brigadeiro Tobias.

Em 10 de julho de 1875, às 17h30 inaugura-se o trecho Sorocaba – São Paulo da Estrada de Ferro Sorocabana. Chega a primeira locomotiva – Ipanema -, sob o acorde de cinco bandas colocadas em diferentes locais.

Após três anos, é entregue o trecho Sorocaba – São Paulo. A estrada ferroviária destaca-se e se estende para Tietê, Tatuí, Botucatu, Itapetininga, Bauru, Salto Grande, Itararé e Porto Epitácio. Torna-se uma das principais ferrovias brasileiras, que serviu à zona mais rica do Estado de São Paulo.

Em 1930, as oficinas de Mairinque são transferidas para Sorocaba, atraindo grande número de ferroviários que se instalam próximos à ferrovia, povoando os atuais bairros da Vila Santana, Além Linha e Vila Amélia. Nesse período foi criado o Curso Ferroviário.

A Sorocabana oferecia, aos seus funcionários, serviços de abastecimento, moradia, farmácia, médico, escola para os filhos e transporte ferroviário gratuito. Os ferroviários, na época, eram “bons partidos” para se casar, pois tinham bom salário, benefícios e possibilidade de crescimento na empresa.

Aula do Curso Ferroviário

O apito das oficinas, durante anos, coordenava a rotina diária da cidade. Sete, onze e trinta, treze e dezessete horas, ferroviários entravam e saíam e o povo se norteava. Soava em datas festivas (Final de Ano) ou em emergências, como o acidente ocorrido no Natal de 1964, quando uma composição descontrolada invadiu a estação, causando duas mortes e espalhando sua carga de animais (bois, vacas, porcos e galinhas).

O prédio da Estação

Projetado pelo engenheiro alemão Clemente Novelleto Spetzler, foi o primeiro prédio de tijolos da cidade. Construído em 1875. Ao lado, surgem as oficinas e o setor de bagagens. A partir de 1929, com a transferência das oficinas de Mairinque para Sorocaba, passam a funcionar o armazém e a farmácia da empresa para os funcionários. O prédio é ampliado e remodelado. Seu estilo eclético mantém-se até hoje.