terça-feira, 17 de junho de 2014

Saae interliga na quinta-feira o novo anel de distribuição da zona norte

Novo anel vai injetar mais água no sistema já existente. Comunicação/Saae
Abastecimento precisará ser interrompido em diversos bairros

Carlos Lara
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) dá início nessa quinta-feira (19/06) às interligações do novo anel de distribuição de água tratada da zona norte, que foi implantado entre a Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” e a avenida Santos Dumont, com o objetivo de ampliar as condições de abastecimento dessa região da cidade.

A primeira interligação, que deveria ter ocorrido no último dia 8, mas precisou ser adiada, vai ser realizada no cruzamento das avenidas Angélica e Santos Dumont, local onde o novo anel será conectado a uma rede de 500 milímetros de diâmetro existente no local. As intervenções terão início às 7h e deverão se estender até às 18h.

Como consequência da interligação, quatro Centros de Distribuição – Horto Florestal, São Bento, Maria Eugênia e Vitória Régia -, deixarão de receber água e consequentemente os bairros servidos por eles terão o abastecimento interrompido. São eles: Jardim Botucatu, Cruz de Ferro, Ipanema Wille, Jardim Santa Rosa, Dinorá Rosa, Caguaçú, Recreio dos Sorocabanos, Golden Park, Bosque Ipanema, Horto Florestal, Parque São Bento, Jardim Maria Eugênia, Jardim São Guilherme, Jardim São Conrado, Jardim Santa Cláudia, Jardim Los Angeles, Jardim Casa Branca, Jardim Guaíba, Jardim Santo André, Jardim Pacaembu, Jardim do Carmo, Jardim Montevidéu, Jardim Santa Cecília, Altos do Itavuvu, Mineirão, Vila Formosa, Parque Vitória Régia, Jardim Bonsucesso, Sorocaba Park, J. S. Carvalho, Jardim Imperatriz, Paineiras, Santa Marina e Herbert de Souza, 

Desta forma, a autarquia orienta os munícipes residentes nos bairros citados a procurar manter os reservatórios dos seus imóveis em sua capacidade máxima nas vésperas da intervenção, e na quinta-feira fazer uso da água com economia, para que transtornos sejam evitados. A autarquia, por sua vez, vai proceder da mesma forma, fazendo com que os reservatórios que abastecem esses bairros comecem o dia da intervenção totalmente cheios.

500 litros de água por segundo a mais

O novo anel de distribuição da zona norte foi concluído em março último, num total de 4,6 quilômetros de extensão, com a utilização de 768 tubos de ferro fundido, com 6 metros de extensão cada, e diâmetro de 600 milímetros. 

Com a implantação desse novo sistema e a entrada em operação logo após a conclusão das três interligações previstas, a zona norte da cidade terá uma “injeção” a mais de água em sua rede de distribuição, possibilitando a minimização das ocorrências de interrupção do fornecimento de água em períodos de forte calor e aumento excessivo do consumo, como ocorreu no último verão.