segunda-feira, 30 de junho de 2014

Artigo do Prefeito: Transtorno justificável

Zaqueu Proença / Secom


Antonio Carlos Pannunzio 
Prefeito de Sorocaba

As obras de alteamento da pista da Avenida Juvenal de Campos, iniciadas em janeiro e que agora entraram na segunda e última fase, vêm gerando compreensíveis reclamações dos motoristas que dela se utilizam.

A Urbes prontamente cuidou de levantar e divulgar um número apreciável de alternativas à utilização da pista que se acha em serviços, mas há que se reconhecer que todas, além de alterar a rotina dos que dirigem, aumentam o tempo de percurso.

Isso tem deixado em imerecido segundo plano o fato de que a obra, a ser concluída em 15 dias, inclui a construção de uma nova estação elevatória de águas pluviais e o reparo de outras duas, construídas anteriormente.

A sinergia entre as pistas elevadas e o pleno funcionamento das três estações de bombeamento produzirá ali um pequeno milagre. Resgatará para a cidade uma área extensa e bem localizada, desvalorizada nas últimas décadas pelo constante risco de enchentes. 

Melhor de tudo: libertará centenas de pessoas ali residentes do temor constante de verem suas casas inundadas com a perda de móveis, eletrodomésticos, documentos pessoais e assim por diante. 

Feitas bem as contas, nesse caso específico, os transtornos de 15 dias valem bem a pena, se considerados os ganhos coletivos de natureza permanente. 

*Artigo publicado pelo jornal Bom Dia Sorocaba em 25 de junho de 2014