Shows, obras de arte de jovens artistas sorocabanos, clínica de skate, oficina de estêncil e oficinas ambientais fazem parte da programação gratuita do evento
Mariana
Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba realizará neste sábado (16), das 10h às 22h, a 4ª edição do Ocupação Jovem na Praça do Portal do Éden, Zona Industrial da cidade. O público poderá conferir gratuitamente apresentações musicais, obras de arte de 28 jovens artistas sorocabanos, que estarão expondo e comercializando seus produtos, além de oficinas ambientais, clínica de skate e oficina de estêncil. O evento é aberto a pessoas de todas as idades, mas voltado principalmente aos jovens.
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenadoria da Juventude, o evento integra a Semana da Cidadania, que faz parte da programação do aniversário de 360 anos de Sorocaba.
O objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, além de estimular a produção cultural e a sua visualização. "A nossa ideia é também ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações em nosso município. Por isso, desta vez escolhemos o bairro do Éden", explica a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.
Shows
Com 12 horas de duração, uma das principais atrações do evento será a apresentação do rapper Rashid, às 19h. Natural de São Paulo, Rashid é rapper e compositor considerado um dos grandes nomes do rap nacional. Seu quarto trabalho “Confundindo Sábios”, lançado em setembro de 2013, tem a participação de Emicida na faixa-título do disco.
Já o disco “Que Assim Seja”, lançado em 2012, com participações de Flora Matos, Terceira Safra, Projota, lhe rendeu duas indicações ao VMB da MTV, como Artista Revelação e Hit do Ano, com a música “Quero Ver Segurar”. Rashid já dividiu palco com Emicida, Criolo, Mano Brown e Kamau, entre outros. Rashid tem sucessos como A Fila Anda, Mil Cairão, Eu Te Avisei, Bilhete, E Se, Que Assim Seja, entre outros.
Além de Rashid, às 11h, subirá ao palco a banda de rock sorocabana “Incesto Andar”; às 13h será a vez do grupo de rap “Autoconceito”; às 15h se apresenta a dupla “Robson e Willian”; já às 17h, quem se apresentará será a banda sorocabana Monoclub.
Folk brasileiro é o melhor termo para caracterizar o universo do Monoclub. Formada em novembro de 2011, a banda mescla as raízes encontradas em Almir Sater e Renato Teixeira às influências do country americano, como Wilco e Willie Nelson.
Atualmente o grupo conta com dois singles: “Sua Parte é o Risco” (2012) e “Devolução” (2013). No ano passado, apresentou o videoclipe da música “La Revolución”, que une o contexto antigo de confronto físico aos anseios e solidões do mundo moderno.
Com diversas participações em festivais e concursos como o All Folks Festival, Folk Music Brazil e Planeta Terra (2012 e 2013), a banda recentemente levou para o interior o troféu do Prêmio Dynamite 2013, na categoria Revelação.
Monoclub é formado por Fabio Baddini (vocal/viola), Bruno Orefice (vocal/sanfona), Bruno Peretti (guitarra), Dilson Sartori (baixo) e Lucas Marx (bateria).
Obras de artistas sorocabanos
Entre os artistas que participarão do 4º Ocupação Jovem está a jovem sorocabana Letícia Sayuri, que vai expor pela primeira vez seus desenhos e rabiscos com aquarela. “Eu já participei como público das outras edições do Ocupação Jovem e achei incrível. Tanto artista novo mostrando sua bagagem e conteúdo me deixa animada em participar, minhas expectativas são as melhores. Vai ser uma grande oportunidade de divulgar a ‘Querida Vitrola’, meus rabiscos de aquarela”, afirma.
Outra artista expositora será a jovem Marina Ueda, que produz colares de pedras castroadas. “Essa é a primeira vez que participo do evento como expositora, mas nas outras edições fui prestigiar os shows e os artistas. Lembro da primeira edição, em que o evento apareceu de surpresa e trouxe atrações do meio alternativo que não costumávamos ver em Sorocaba. Movimentou bastante gente e foi legal ter esse evento visando especificamente o publico jovem”, contou.
Além de Letícia e Marina, também participarão do evento: Vivian Barroso (ilustrações e caricaturas), Ana Carolina Diniz – “Cosmic Love” (roupas), Dah Oliveira (ilustrações), Francinne Lopes (ilustrações), Bruno Momezzo (camisetas), Gustavo Bassi (arte gráfica), Lorena Bueno/Karina Soares – “É de retalho o meu brechó” (roupas), Aline Andrade – Lin´s Nine Bags (bolsas); Rita Taraborelli (roupas), Nathalie Cruz (pinturas), Evandro Aranha (poesia), Renata Barbosa/Taynara Tavares “Nó & Linha” (roupas); Eduardo Queiroz Correa (grafite), Gissély (turbantes), Allana Caroprese (fanzines), Bru Simas - “Coralina Feito à Mão” (bolsas, carteiras e afins), Rodrigo Petit - “Hamsá Artesanato” (luminárias artesanais e bijuterias), Akemi Tekeshi - “Soul Simple” (alpargatas), Luana Salum - “Gypsy Raja Tie Dye” (camisetas e acessórios pintados com tie dye), Raphaella Campos (mangá), Rennan Castro (fotografia e poesia), Giordana Massaneiro (grafite); Bruna Cardoso (fotografias) e Mariana Hannickel (roupa).
Oficinas ambientais
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também participará da Ocupação Jovem com o Ciclo de Oficinas "Os Vários R's antes da Reciclagem - Reconhecendo Nosso Impacto na Cadeia Produtiva". O objetivo é o de salientar o papel do jovem dentro da cadeia produtiva dos materiais, bem como as possibilidades de contribuição da transformação desta em um ciclo, respeitando o princípio da sustentabilidade.
Além de oficinas de plantio e doação de mudas de árvores, que acontecerá das 10h às 18h, serão realizadas oficinas de reaproveitamento de disco de vinil e CD, de Brindes decorativos, de Customização de roupas e acessórios e Recicla-Joia. As atividades são gratuitas e acontecerão das 13h às 19h.
Na oficina de reaproveitamento de disco de vinil e CD, por exemplo, o participante vai aprender a transformar os LPs em utensílios para o dia a dia, garantindo que esse material adquira outra utilidade, como porta-copos, porta-lápis, tigelas e relógios de parede feitos de discos de vinil. Os interessados em participar da oficina deverão comparecer ao estande da Sema e levar um disco de vinil para ser utilizado durante a oficina.
O evento também contará com barracas de alimentação (com tendas da Céu Azul e da Adote Sorocaba), atividades da Clínica do Skate com Alexandre Franja, oficina de estêncil com o Coletivo Caixa Vermelha e oficina de turbantes.
Como chegar
Quem quiser utilizar o transporte coletivo, deve utilizar a Linha 53 (Éden/Terminal São Paulo). Os horários podem ser consultados no site da Urbes – Trânsito e Transportes (www.urbes.com.br), via APP InfoBus no celular ou ainda através do telefone 118.
A Praça do Portal está localizada na Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, em frente à escola EE “Prof. Dr. Gualberto Moreira”.