quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ipiranga recebe o primeiro palco-show dos 360 anos

Divulgação
Oficinas de artes, teatro, brincadeiras, performances e muita musicalidade marcam o sábado da população da Zona Oeste.

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, já está preparado para receber, neste sábado (16), a terceira edição do projeto “Viva o Bairro”, da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto foi lançado no início do mês, dentro das comemorações do aniversário da cidade.

Caracterizado por multiperformaces, o “Viva o Bairro” leve às comunidades experiências no desenvolvimento das artes, por meio de oficinas, de teatro e espaço lúdicos. Além disso, a performance “Todos Podem Ser Frida” e as atrações musicais oferecem entretenimento a pessoas de todos os gostos e idades.

No Ipiranga a musicalidade fica por conta da banda sorocabana Mariamadame. Queridinha do público, principalmente jovem, o grupo começou sua trajetória há mais de cinco anos estabelecendo uma identidade muito peculiar, a partir da própria interação de seus componentes.

No palco, Julio Moura (vocal), Leonardo Ortega (baixo), Gustavo Marques (guitarra), Bruno Barros (bateria) e Tiago Giovani (teclado), atraem pela qualidade e bom gosto musical e, também, pela performance carismática que fideliza seus fãs.

A banda criou sua própria identidade graças à liberdade com que seus integrantes possuem no processo criativo do grupo. Pensamentos, opiniões, inspirações, tudo é bem-vindo e permitido, toda forma de expressão é considerada importante para a construção do repertório, que forma a própria história da banda.

A Mariamadame já se estabeleceu no cenário musical de Sorocaba e região e isso legou à banda oportunidades de tocar com grandes nomes da música brasileira como Jair Rodrigues, Clube do Balanço, Elizabeth Viana, Paralamas do Sucesso, Pitty e Moraes Moreira.

Neste sábado (16) a apresentação, que começa as 15h, antecede ao show da cantora paulistana Negra Li.

“NegraLidade”

Nascida na zona norte de São Paulo, Liliane de Carvalho, a Negra Li, começou a se interessar pela música ainda na infância. Cantava hinos da igreja evangélica e, adolescente, imitava Whitney Houston, porta pelo interesse em conhecer a blackmusic e, na sequência, o rap.

A carreira musical começou com o grupo de rap RZO e, em seguida, fez se uniu ao rapper Helião. À medida dessas parcerias, conquistou mais espaço no território musical e passou por uma metamorfose vocal e estética. Já gravou com nomes consagrados como Caetano Veloso, Nando Reis, Charlie Brown Jr, Belo, Martinho da Vila, Gabriel o Pensador, Pitty, Walter Alfaiate, Skank, D’Black, Akon e Marcelo D2. 

Hoje, em carreira solo, Negra Li é a legítima herdeira da vocalidade e do estilo musical de artistas como Tim Maia, Sandra de Sá, Hyldon e Cassiano; uma linhagem que honra com alegria e despretensão a Soul Music. Dotada de um virtuosismo e também de uma doçura e sutileza interpretativas, sua voz poderosa de belíssimo timbre é capaz de cantar com um vigor incrível, demonstrando toda versatilidade, competência e presença cênica. 

Todo esse talento poderá ser conferido a partir das 16h. O Parque “Maestro Nilson Lombardi” fica na Avenida Américo Figueiredo, s/n°, no Jardim Ipiranga. A entrada é gratuita e a censura, livre.