sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fim de semana prolongado traz eventos nos “Vivas”

Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Projetos da Secretaria da Cultura (Secult), os Vivas Bairro e Praça engordam a agenda de atividades do fim de semana de feriado municipal pelos 360 anos de Sorocaba.

Realizadas aos finais de semana, as edições reúnem atrações artísticas, circense, performances, exposições e área de descanso e lazer transformando os espaços, em diversas regiões da cidade, em verdadeiros centros de convivência. 

No sábado (16), os bairros Nova Esperança e Jardim Santa Bárbara recebem o “Viva o Bairro”. As atividades começam às 14h com oficinas, espaços infantis e artes cênicas. 

A comunidade do Nova Esperança vai conhecer o trabalho do MC Angelo Santana que traz o show homônimo Eumesmo Angelo. Nome que vem se destacando na cena do Rap Nacional, veio para Sorocaba aos 13 anos quando, por conta das aulas de Português, percebeu a facilidade em fazer poesias. 

O talento explodiu no improviso de versos que transitam pelo sarcasmo e chegam aos protestos, característicos do estilo. Integrou grupos como MicroAttackFone e a Banda P.S.R (rapcore) onde lançou dois cds, sendo o último a single “Thankyou El Shadday”, de sua autoria.

A partir de 2009 faz carreira solo e de, volta às origens denomina-se Eumesmo Angelo. Em 2010 lançou o cd “DEMOnstrasom” e foi destaque em Batalhas de MCs onde duelou. No ano seguinte lança “Eu Mesmo” com três faixas de trabalho: “Eu mesmo, simplis i sempri”, “Hobby, Amor e raiva” e “Arrepiou Fio?”. No palco, Eumesmo e sua trupe dão um show de rimas decoradas e improvisadas, letras pensantes e dançantes.

O evento acontece na Praça Pedro Godoi e o MC Eumesmo Angelo se apresenta a partir das 16h.

Santa Bárbara

Simultaneamente, também a partir das 16h, no Parque Miguel Gregório de Oliveira, no Jardim Santa Bárbara a Secult leva o grupo de hip-hop “VS Crew” para mostrar seu projeto “Nossa Cara Preta”. Formado por vários MCs e rappers, dos mais variados estilos, os artistas levam ao palco o som das periferias, mostrando a arte suburbana que congrega a cultura desses representantes sorocabanos. 

Criado por Spok VS em 2003, o “VS Crew”, traz novos talentos e seus trabalhos autorais de forma independente para a cena do hip hop local, movimentando o mercado do gênero e organizando os resultados no “Nossa Cara Preta”, projeto idealizado pela ONG Ação Periférica. 

A equipe do “VS Crew” tem a força dos DJs Thiali e Bnedee, o Reforço Periférico de Marcão Dijalma, DJ Preto, Spok VS e Márcio Brown.

“Viva a Praça”

O grupo Maracatu Leão da Vila é atração em dose dupla do “Viva a Praça” deste fim de semana. No sábado (16), o ritmo bem marcado estará no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, a partir das 10h. A apresentação acontece simultaneamente à realização do programa “Sorocaba Saudável”, que leva dezenas de atividades de saúde para o local.

No domingo (17), a música que tem marco na escravidão do povo africano, conservando ainda suas origens, será apresentada no Parque das Águas, às 16h. 

O Maracatu Leão da Vila tem sua história ligada ao Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila e reúne jovens da comunidade e visitantes interessados em vivenciar a cultura popular brasileira através das brincadeiras do Bumba meu Boi, do Maracatu de baque virado, das Cirandas, dos cocos e sambas de roda e dos cacuriás, entre outros folguedos populares tradicionais. 

A ideia é dar continuidade ao trabalho iniciado por Raquel Trindade, que trouxe o maracatu pernambucano para a cidade e, ao mesmo tempo, instaurou o maracatu tradicional paulista.