sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Exposição “A Mão do Povo Sorocabano” foi aberta nesta quinta-feira

Alexandre Lombardi / Secom
Regada ao ritmo do jazz do Duo Urubatan, a mostra foi aberta oficialmente às 15h30, com materiais de diversas épocas que mostram a evolução do povo sorocabano.


Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A produção artesanal e do registro da presença humana a partir dos índios que ocuparam a região, percorrendo uma linha do tempo, estará em exposição desde a tarde desta quinta-feira (14), no Museu Histórico Sorocabano, instalado ao lado do Parque Zoológico “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência. 

Organizada pela Secretaria da Cultura (Secult), a mostra traz peças de todos os tamanhos representando a participação dos povos colonizadores na instituição da cultura sorocabana, a partir das sociedades indígenas até chegar ao período pré-industrial, passando pelos bandeirantes, tropeiros e ferroviários até chegar aos operários.

O legado índio apresenta peças em barro e madeira, utilizadas na produção de armas, acessórios decorativos e utensílios. Dos bandeirantes, que manuseavam o couro e a madeira, herdamos a técnica para construção de barcos, mobiliário e diversos objetos; do tropeiro a selaria e as redes produzidas em teares e que fizeram a fama da cidade, e, finalmente, a rica produção caipira que na natureza obteve sua matéria prima e fez utilitários domésticos como gamelas, potes e botijas.

“Essa é uma exposição em homenagem ao homem sorocabano, seja ele nascido aqui, ou que adotou a cidade para se viver. Eu tenho muita gratidão a equipe da Secult que lutou muito para realizar esse projeto, juntamente do pessoal do museu histórico. O Museu é nosso. O Museu é de Sorocaba”, afirma a secretária da Cultura de Sorocaba, Jaqueline Gomes da Silva.

A exposição ficará no local até o final de novembro, tem entrada gratuita e poderá ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. O Museu Histórico Sorocabano está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” (Rua Teodoro Kaizel, s/nº - Vila Hortência). Informações pelo telefone (15) 3227-2825.  
Alexandre Lombardi / Secom