quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Envolve Sorocaba recebe bom público mesmo com chuva

Zaqueu Proença / Secom
Claudio Rostellato
crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A possibilidade de conseguir um emprego, conhecer as linhas de financiamentos com juros baixos, informações sobre os cursos oferecidos por várias escolas de ensino superior, foram alguns dos atrativos que levaram um bom público a 1ª edição do “Envolve Sorocaba” nesta quarta-feira (13). Apesar da chuva, segundo estimativa mais de 1.000 pessoas (principalmente jovens), haviam passado pela Uniten até às 17h desta quarta-feira.

Aberto pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o evento que prossegue até às 20h desta quarta-feira, objetiva mostrar ao público um pouco do que as empresas produzem no Município e também as oportunidades de empregos aos jovens. “Desde uma barrinha de cereais, pás eólicas, aos serviços da Embraer, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que Sorocaba produz”, explicou.

Além dos estandes das empresas, das universidades e faculdades, o público que compareceu ao “Envolve Sorocaba”, pode conferir as diversas linhas de créditos com juros baixos, como a oferecida pelo Banco do Povo Paulista, com taxa de apenas 0,35%, além dos financiamentos junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

Outras atrações também chamaram a atenção do público, como os shows promovidos pelos Territórios Jovens, a fanfarra da Escola Estadual “Rafael Orsi Filho”, o cantor Carlos Madia e ainda o Quarteto de Cordas da Fundec. O Instituto Flextronics de Tecnologia (FIT), mostrou um aplicativo com sensor de movimento, que permite as pessoas interagirem com a tela de um computador, semelhante ao sistema Kinect usado em videogames. Todas as palestras, especialmente as promovidas pela Embraer, tiveram as salas lotadas, assim como o trabalho de orientação sobre reaproveitamento de lixo eletrônico, aferição de pressão arterial e taxa glicêmica. 

Os testes vocacionais, a palestra sobre “Plano de Negócio Modelo Canvas” também foram bastante concorridos, assim como a palestra institucional da Tecsis, que falou sobre o trabalho das pás eólicas produzidas em Sorocaba. “Apesar de a chuva ter atrapalhado um pouco, os resultados foram muito positivos. As agências de Recursos Humanos que estiveram no local receberam mais de 600 currículos e fizeram 42 encaminhamentos para as empresas”, ressaltou o secretário Geraldo Almeida. 
Zaqueu Proença / Secom