segunda-feira, 18 de agosto de 2014

34 instituições sorocabanas foram certificadas pelo Selo Social 2014

Alexandre Lombardi / Secom
Inscrições para o ciclo 2015 já podem ser feitas pelo site www.selosocial.com/sorocaba. A inscrição é gratuita e o preenchimento das 75 vagas está sendo feito por ordem de chegada.

Mariana Antunes de Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br

“Esta é uma noite muito especial, num mês que estamos comemorando os 360 anos da nossa querida Sorocaba, estamos reunindo tantas pessoas que fizeram, fazem e farão muita diferença na nossa terra. Quero dizer um muito obrigado a cada um de vocês que estão ajudando a construir uma cidade melhor para viver”, agradeceu o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, na cerimônia da entrega de certificação do Selo Social 2014 para 34 instituições da cidade que cumpriram os critérios e requisitos do projeto. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (14) no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Abaçaí, o Selo Social tem como objetivo estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de empresas, entidades e órgãos públicos que investiram em políticas de desenvolvimento social no Município.

O Selo Social utiliza indicadores baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estabelecidos pela ONU: combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à malária e a outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.

“A responsabilidade social depende de cada um de nós. Com esse projeto estamos melhorando a realidade da nossa cidade dentro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), ajudando as instituições a trabalharem melhor, aproximando as empresas e fazendo Sorocaba uma cidade mais justa e mais inclusiva. Obrigada a todos que participaram do Selo Social”, destacou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

De acordo com Áureo Junior, presidente do Instituto Abaçaí, o Selo Social veio potencializar as ações que as instituições já faziam em Sorocaba. “Agradeço a oportunidade que a Prefeitura de Sorocaba nos deu. Este momento é o reconhecimento de um trabalho árduo junto às instituições participantes”, afirmou. 

Ao todo, 60 entidades, empresas e órgãos públicos de Sorocaba participaram do Selo Social ciclo 2014, com 123 projetos sociais, que tiveram 424 impactos sociais e atingiram mais de 200 mil pessoas. Das 60 instituições, 34 foram certificadas com o selo social.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) foi um dos órgãos públicos participantes do projeto e que foi certificado com o Selo Social com 3 projetos. Um deles é o Metareciclagem. 

Destinado aos moradores da Vila Barão e comunidades vizinhas, o projeto funciona como uma escola prática, onde os alunos fazem cursos e aprendem a montar e operar o computador.

O Metareciclagem atingiu dois ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) do Selo Social: “Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente” e “Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”. Com o reaproveitamento, descarte sustentável e inclusão digital, o projeto conseguiu montar, entre julho de 2013 a junho de 2014, 145 computadores que foram doados à entidades assistenciais de Sorocaba. Além disso, foi feito o descarte correto de 44 toneladas de lixo eletrônico nesse mesmo período.

As demais instituições certificadas foram: Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (Amas), Associação Beneficente Antônio José Guarda, Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba, Associação Cultural Pintura Solidária, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorocaba, Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer, Associação dos Amigos de Sábado, Associação Educacional e Profissionalizante Pérola, Associação Educacional PróEx de Sorocaba, Associação Obra do Berço Sorocaba, Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), Caixa Econômica Federal SR Sorocaba, Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi, Centro de Orientação e Educação Social (Coeso), Centro de Reabilitação Vida Nova – Bos, Centro Familiar de Solidariedade (Cefas), D.A.R. Sorocaba Corretora De Seguros Ltda., Hospital Evangélico de Sorocaba, Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação (Integrar), Instituto Alexandre e Heloísa Beldi (Iahb), Instituto Delta, Instituto Técnico de Aprendizagem (Ita), Johnson Controls Ps Do Brasil Ltda., Lar São Vicente de Paulo, Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda., Poiato Recicla, Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Serviço de Obras Sociais, Sorocaba Refrescos, Unimed de Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico, Unniroyal e Vetor Comunicação e Editora Ltda. Me.

Como funcionou

Para esse ciclo, foi criado um conselho gestor do projeto formado por representantes de empresas, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais. Eles foram os responsáveis por criar os critérios do Selo Social para a cidade, baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em seguida, os participantes receberam palestras, seminários, cursos de formação e assessoria individualizada para planejar suas ações sociais. Esse trabalho foi feito pelo Instituto Abaçaí. Durante os cursos de formação, que teve 40 horas, os participantes aprenderam sobre Marketing Relacionado à Causa (MRC), gestão de projetos, captação, comunicação e administração de recursos, entre outros.

Ao final das atividades, no último mês de julho, as instituições inscritas no Selo Social 2014 de Sorocaba tiveram que entregar seu relatório final de impacto social. Para obter a certificação, os participantes também tiveram que comprovar ter regularidade fiscal e promover investimento interno, que melhorasse a qualidade de vida dos funcionários e investimento externo de ajuda à comunidade.

O projeto contou com o patrocínio de oito empresas instaladas na cidade: Unimed, Céu Azul, Splice, Metso, Gás Natural, Dana, Coca Cola Brasil e Caixa Econômica Federal.

Inscrições abertas para o Selo Social 2015

A partir desta segunda-feira (18), empresas, órgãos públicos e entidades sociais interessados em obter gratuitamente o Selo Social 2015 já podem se inscrever pelo site www.selosocial.com/sorocaba. A inscrição é gratuita e o preenchimento das 75 vagas está sendo feito por ordem de chegada. Mais informações pelo telefone 3219.1920.