quarta-feira, 18 de junho de 2014

Secretário de Desenvolvimento discute parcerias com a Cisco do Brasil

Alexandre Lombardi / Secom
Claudio Rostellato
crostellato@sorocaba.sp.gov.br

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, teve na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião com representantes da empresa Cisco Systems do Brasil, Ricardo Santos, Vera Cabral e Daniel Vicentini. Na pauta de discussões, estava a formalização de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Cisco para implantação em Sorocaba de cursos de formação de técnicos de redes de computadores e também a Internet de Todas as Coisas. 

O Cisco Networking Academy ou simplesmente NetAcad, forma técnicos qualificados e certificados em tecnologia de redes de computadores. No Brasil, existe atualmente uma carência muito grande desses profissionais, cuja demanda chega a casa das 100 mil vagas em aberto. “Esse curso dá a possibilidade de uma certificação profissional da indústria e uma certificação Cisco na área de rede equivale a um diploma de pós-graduação. Um reforço considerável no currículo”, explica Ricardo Santos.

Santos explicou ainda que a Cisco desenvolve a tecnologia e o conhecimento, transforma isso em curso que é colocado na nuvem digital. A instituição de ensino faz o convênio, entra com os professores e executa. A Cisco entra com os laboratórios, forma os professores para atuarem e oferece toda a orientação.

No Brasil, já existem várias parcerias onde esse curso é realizado, tais como Institutos Federais, Centro Paula Souza, Senai, Senac e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. “É um programa que existe a cerca de 13 anos e, no Brasil, já formou mais de 80 mil alunos. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos em aula, distribuídos em 400 academias”, afirmou.

O secretário Geraldo Almeida destacou que, além do NetAcad, Sorocaba tem interesse em implantar também a “Internet of Things” ou simplesmente de “Internet das Coisas”, que conecta tudo que está desconectado. “Com essa nova era da internet as barreiras geográficas cairão, as barreiras linguísticas diminuirão e os desentendimentos desaparecerão”, explica. 



Ricardo Santos disse ainda que a possibilidade da parceria com a Prefeitura de Sorocaba e implantar os cursos oferecido pela Cisco é extremamente alta. “É uma questão processual, de execução, de fazer a acontecer, da documentação. Foi uma proposta levada pelo secretário Geraldo Almeida e muito bem aceita pela Cisco”, concluiu.