![]() |
Divulgação |
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Mesmo com abertura prevista para as 18h deste sábado (24), no Teatro Municipal Teotônio Vilela, a Virada Cultural Paulista agitou Sorocaba. A Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult) resolveu expandir a festa e incluir na agenda do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, os shows realizados todos os sábados e domingos pelo projeto “Viva a Praça”.
Com isso, no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, ao invés de uma única apresentação à tarde, a Secult levará para o espaço o espetáculo musical "Semeando em Canto - Músicas Socioambientais".
A partir das 14h30, a Companhia Semeando Encanto mostra um trabalho que busca despertar a conscientização e o amor em relação ao meio ambiente e o próximo.
As músicas compõem o primeiro CD do grupo e as apresentações são acompanhadas de intervenções artísticas, com a manipulação de bonecos, interpretações, danças populares e arte visuais. Toda cenografia, feita com material pós-consumo e figurinos com sobra têxtil, contribuem de maneira lúdica para a composição estética do shows.
No período da tarde, a comunidade de Pinheiros vai assistir ao espetáculo do grupo A Voz do Samba, que traz uma das principais raízes culturais brasileiras que, nas palavras do sambista Nelson Rufino, “agoniza, mas não morre”.
A Voz do Samba apresenta uma tradicional “roda de samba”, fazendo com que o público participe, num processo de recordação e resgate histórico, por meio do depoimento de sambistas locais. A apresentação começa às 16h e é totalmente gratuita.
![]() |
Divulgação |
No domingo
![]() |
Divulgação |
No domingo (25), a partir das 9h, o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, vira palco alternativo da Virada Cultural Paulista. E a primeira apresentação fica com o Trio a Vácuo, cuja característica é fazer música instrumental com fortes influências da música brasileira, jazz e da world music, mantendo a autenticidade e preservando a pureza e identidade desses ritmos.
Com uma instrumentação clássica à base da guitarra, baixo e bateria, o Trio a Vácuo executa obras autorais e arranjos de outros compositores. Na sequência, às 10h30, o grupo Maracatu Leão da Vila se apresenta ao público. Com um trabalho fundamentado na preservação e a manutenção de festas e danças que caracterizam a cultura tradicional brasileira, como a Folia de Reis, a Festa do Divino, o Samba de Bumbo, o Batuque, o Jongo e ainda o Cacuriá, o Coco, o Samba de Roda, o próprio Maracatu e o Bumba Meu Boi.
Para encerrar a festa no Campolim, a Batucada Groove coloca o suingue da Black Music no ritmo do samba, samba-rock, funk e soul e afins. A banda que já participou de shows em bares e casas noturnas e de diversos projetos culturais, também é a banda oficial da cantora Elizabeth Viana a “Rainha do Samba-Rock”.
No repertório nomes como Wilson Simonal, Tim Maia, Clube do Balanço, Trio Mocotó, Jorge Ben Jor, João Nogueira, Di Mel, Black Rio. A Batucada Groove é formada por: Danny Koritiake – voz; Jefferson Paes - teclado e coro; Thiago Torres – guitarra; Rodrigo Cabrerisso – baixo, Luciano Góes – bateria e coro e José de Sá - percussão e coro.
![]() |
Divulgação |
Parque das Águas
Terceiro ponto de realização do Viva a Praça aos finais de semana, o Parque das Águas não receberá as atrações aos domingos, enquanto durar a 35ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba. O evento será aberto oficialmente nesta sexta-feira (23) e se estende até o dia 8 de junho, sempre com atrações musicais, parque de diversões e barraca com comidas típicas, doces e salgados.