quinta-feira, 22 de maio de 2014

Renomados pesquisadores do Brasil darão palestras em Sorocaba sobre migração de peixes

O evento prossegue no sábado com diversas atividades educativas. As pessoas poderão participar de jogos, oficinas, stand up paddle e até uma tirolesa que atravessará o lago do Parque das Águas

Mariana Antunes de Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br

Nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, será realizado o ciclo de palestras do “Conectando Rios, Peixes e Pessoas”, para comemorar o Dia Mundial da Migração de Peixes, celebrado em 24 de maio. O evento será realizado no anfiteatro do Bloco F da Universidade de Sorocaba (Uniso), campus Cidade Universitária, e contará com a participação de renomados pesquisadores do país. O evento é gratuito e aberto ao público.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Uniso, o evento abrirá a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. 

O Dia Mundial da Migração de Peixe (World Fish Migration Day) é uma iniciativa global, com eventos locais em todo o mundo. O evento é realizado para melhorar a compreensão do público da importância de rios sem represamentos, dos peixes migratórios e suas necessidades.

De acordo com Welber Smtih, diretor de Educação Ambiental da Sema, existem algumas espécies de piracema, como o dourado, pintado e jaú que, em determinadas épocas do ano, sobem o rio chegando a se deslocar cerca de 300 quilômetros para poder se reproduzir mais próximo às nascentes. Essas espécies são consideradas as mais vulneráveis por conta dos impactos ambientais que os rios sofrem, como o represamento e as barragens. 

“A nossa ideia com esse evento é chamar a atenção da população para essa questão, pois o Brasil tem muitos rios e muitos impactos ambientais que atrapalham a reprodução dessas espécies migradoras e, consequentemente, diminui suas populações”, explica Welber Smith.

Entre os temas, o público vai poder conferir a palestra “Os grandes bagres migradores da Amazônia”, que será proferida às 9h pelo professor doutor Miguel Petrere Jr., da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Em seguida, às 10h30, o diretor de Educação Ambiental da Sema, Welber Smith, também professor da Uniso e da Unip, abordará o tema “O Rio Sorocaba e seus peixes migradores”. 

Às 11h30, a doutora Carla Natacha Marcolino Polaz, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), falará sobre “Planos de Ação como estratégia para conservação de espécies ameaçadas de extinção”, com o estudo de caso da biota aquática do rio Paraíba do Sul. Em seguida, será realizada uma discussão.

À tarde, às 14h, o professor doutor Renato A. M. Silvano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,) tratará sobre “Conhecimento ecológico local dos pescadores sobre migração de peixes e impactos ambientais em rios brasileiros”.

Em seguida, às 15h, o chefe da Educação Ambiental da Sema, Rafael Ramos Castellari, abordará “Educação Ambiental conectando pessoas e o Rio Sorocaba”. Por último, às 16h20, o público poderá conferir a palestra “Proteção legal dos rios e peixes”, com a advogada Vanessa Senteio Smith, da OAB Sorocaba, seguida por uma discussão. 

Sábado tem ação educativa

Já no sábado (24), durante todo o dia, será realizada uma série de atividades gratuitas de Educação Ambiental, voltadas à população. Uma delas será a VII Expedição pelo Rio Sorocaba, que será realizada das 10h30 às 14h, com saída do Parque das Águas e chegada ao Parque Vitória Régia. Participam da atividade os alunos da UFSCar e as equipes da Sema e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O objetivo será coletar amostras da água para analise da qualidade do rio em diversos pontos.

No Parque das Águas, das 9h às 13h, a população poderá conferir uma série de atividades, como jogo da pescaria, pintura de rosto, exposição de bichos que habitam o Rio Sorocaba, oficina de pipas e palestra sobre cerol e os impactos sobre a fauna, com a equipe da Polícia Ambiental. Também terá tirolesa sobre o lago do parque, stand up paddle e visitas monitoradas pelo parque e na Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba-1 (ETE S1).

No Parque “Amadeu Franciulli”, no Vitória Régia, a população poderá conferir e participar, das 13h às 17h, do “Parque da Biodiversidade vai à comunidade”, com contação de história, ecofutebol, bingo aquático, entre outras atividades.