![]() |
Alexandre Lombardi / Secom |
Mariana Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br
Na tarde desta segunda-feira (12), o prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Cajuru. Esse é a 7.ª unidade de Sorocaba, parte da meta do Governo Municipal é de oferecer 15 Cras espalhados pela cidade até 2016.
“Nenhum governo pode se dizer social democrata se não tiver a preocupação com o social. E nós estamos no caminho certo, transformando a nossa cidade o menos desigual possível para que as oportunidades não fiquem restritas apenas a uma pequena parcela da população. Quero destacar a competência da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social nesse trabalho”, parabenizou o prefeito.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Centro de Referência da Assistência Social é um equipamento previsto na política nacional via Sistema Único de Assistência Social (Suas), com uma equipe mínima de profissionais e atividades previstas.
Com o novo espaço da Prefeitura de Sorocaba, os serviços da rede socioassistencial da cidade estarão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade social do bairro.
![]() |
Alexandre Lombardi / Secom |
“É uma grande alegria inaugurar este Cras, que vai trazer muitos benefícios a essa comunidade do Cajuru. Aqui as famílias, que são o nosso grande núcleo de proteção, serão diagnosticadas e encaminhadas à rede”, declarou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária do Desenvolvimento Social. A unidade deve atender cerca de 2.500 famílias do bairro.
“Quero parabenizar esse Governo. Nenhum projeto vai pra frente se não tiver a base social garantida e vocês estão focados nessa questão para conseguirmos ter uma sociedade mais justa”, destacou a deputada estadual Maria Lúcia. Sorocaba agora possui Cras nos bairros: Cajuru, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Parque das Laranjeiras, Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Vila Helena.
De acordo com a Sedes, a unidade do Cajuru contará com quatro técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo e um terapeuta ocupacional, além de dois técnicos de nível médio: um agente social e um técnico administrativo.
A unidade está localizada na Rua Jorge Elias, 42, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
![]() |
Alexandre Lombardi / Secom |