sexta-feira, 23 de maio de 2014

Número de casos de dengue diminui em uma semana, mas prevenção deve ser permanente

Silvia Arruda Sajo
ssajo@sorocaba.sp.gov.br


O Boletim Epidemiológico número 11, divulgado nesta sexta-feira (23) pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), aponta que, em uma semana, foram confirmados 15 novos casos de dengue no Município. Desde o início do ano até a última quarta-feira (21), foram registrados 187 casos da doença na cidade, sendo 122 autóctones (adquiriram a doença em Sorocaba) e 65 importados.

Mesmo com a redução da quantidade de casos de dengue registrados na última semana, é necessário que sejam mantidos todos os hábitos preventivos contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Todos os objetos que possam acumular água da chuva devem ser recolhidos, tanto da residência quanto do local de trabalho.

A SES orienta as pessoas que apresentem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça entre outros a procurar um serviço de Saúde, para o adequado acompanhamento da suspeita de dengue.

Arrastão no Parque das Laranjeiras

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES), Governo e Segurança Comunitária (SEG) e de Serviços Públicos (Serp), irá realizar na próxima terça-feira (27), a partir das 9h, uma ação de remoção de criadouros na região do Parque das Laranjeiras.

Esta região apresentou um aglomerado de casos da doença e esta ação tem como objetivo recolher possíveis criadouros que ainda permanecem nos imóveis. “No entanto, não serão recolhidos outros materiais que não possam acumular água, como galhos, folhas, móveis velhos, entre outros”, explica a diretora da Área da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim.