quinta-feira, 8 de maio de 2014

“Espaços Livres” é tema de encontro em Sorocaba

Zaqueu Proença / Secom


Mariana Campos
macampos@sorocaba.sp.gov.br

As atividades prosseguem nesta sexta-feira (9), das 8h às 18h, também na Secretaria do Meio Ambiente, com a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana e grupos de trabalho que vão tratar sobre o Sistema de Espaços Livres e Forma Urbana de Sorocaba 

Aconteceu nesta quinta-feira (8) o primeiro dia de atividades da 2ª Oficina QUAPÁ-SEL em Sorocaba. O encontro, que está sendo realizado na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contou com a participação de representantes de secretarias municipais, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
        
“Esse é um trabalho muito importante para a nossa cidade e nos dará um norte tanto na área ambiental, quanto no paisagismo de nossa cidade; inclusive neste momento em que está sendo discutido o Plano Diretor. Faz parte da nossa política municipal do meio ambiente o estabelecimento de espaços livres. Agradeço a presença de vocês e um ótimo dia de trabalho a todos nós”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, na abertura do encontro.
        
De acordo com o coordenador nacional do QUAPÁ-SEL, Silvio Soares Macedo, Sorocaba foi uma das primeiras cidades parceiras do projeto, em 2006. “O nosso objetivo é estudar o futuro das cidades e trabalhar em rede com os governos municipais e as unidades de ensino”, explicou. 

“Não interessa Sorocaba ser parecida com Curitiba, o importante é cada município criar o seu padrão de qualidade”, ressaltou alertando que, “quanto maior a dimensão do espaço livre de um município, mais caberá árvores, diferentes tipos de vegetação, equipamentos, piscinas, entre outros”.
        
O diretor de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio Ambiente, Vidal Dias da Mota Junior, falou em seguida sobre os espaços livres da cidade - parques, ciclovia e áreas públicas,  e sobre a política municipal do meio ambiente (lei nº 10.060, de 03/05/2012).

De acordo com a legislação municipal, espaços livres são áreas desprovidas de edificações no contexto urbano ou rural, podendo ser uma área verde quando não impermeabilizada e/ou onde a vegetação desempenha papel importante, composta por vegetação herbácea, arbustiva ou arbórea, nativa ou exótica.
        
“Temos conflitos a resolver em nossos espaços livres. Muitas áreas sofrem intervenções de uma forma irregular, como  o depósito de entulhos, por exemplo”, contou Vidal. Para ele, a oficina  possibilita a integração das ações do poder público municipal na questão dos espaços livres da cidade.

 “Temos um caminho longo a trilhar e esse trabalho vai nos ajudar a avançar nessa discussão e nos planos futuros da Prefeitura de Sorocaba”, completou.
        
Na sequencia, a diretora operacional de Esgoto e Drenagem do Saae,  Nilma Del Grossi, expôs o Plano de Drenagem Urbana de Sorocaba e destacou a implantação da Bacia de Contenção no Parque Campolim. “Além de resolver o problema de inundação no local, ainda criamos um parque e implantamos ciclovia. Lá deu muito certo e a população aprovou as melhorias”, afirmou. 
        
Já o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Flaviano Agostinho de Lima, abordou questões como a evolução populacional da cidade, a questão de moradia, déficit habitacional, pesquisa habitacional, a implantação de conjuntos habitacionais e a regularização fundiária no município. 
        
A 2ª Oficina QUAPÁ-SEL encerrou as atividades da manhã com a participação do assessor técnico da Secretaria da Fazenda (SEF), José Roberto Rezende, abordando o trabalho do Setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba. 

“É importante sabermos de que forma os espaços livres podem ser ocupados e, hoje, existe um confronto muito grande a respeito disso. O objetivo da Fiscalização é de educar e conscientizar a população para cuidar dos espaços públicos”, explicou.
        
O Geoprocessamento Urbano foi o assunto do período da tarde na oficina que abriu, ainda, um debate para esclarecimento de dúvidas. 

Participaram das atividades funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos (Serp), Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, Secretaria da Fazenda, Urbes – Trânsito e Transportes e Serviço Autônomo de Água e Esgoto.