terça-feira, 15 de abril de 2014

Sorocaba e região terão representantes na Conferência Nacional de Defesa Civil


Tânia Franco
ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Dos cem delegados paulistas que representarão o Estado, em novembro, na II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília/DF, oito serão da região de Sorocaba. A eleição do grupo aconteceu no último fim de semana, em São Paulo, durante a realização da etapa estadual da conferência, em sucessão à II Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil (CIPDC) ocorrido nos dias 14 e 15 de março, em Sorocaba. Ao todo, quatrocentos delegados de cidades do interior de São Paulo estiveram presentes à Conferência Estadual, na Capital. 

Os eventos integram o calendário das discussões sobre políticas de ações na prevenção e no atendimento de desastres naturais, organizado pelo Ministério da Integração e, neste ano, estão embasados no tema "Novos Paradigmas para o Sistema Nacional", que apresenta quatro eixos de discussões: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil, Gestão de Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

O encontro de Sorocaba resultou em várias deliberações que foram discutidas em todos os eixos. Agora, as discussões seguem para o nível nacional e terá, obedecendo a participação da sociedade civil nas decisões, representantes dos poderes públicos e agentes de defesa civil, de Conselhos Profissionais e Comunidade Científica. Representarão a região o assessor técnico da Secretaria de Governo e Segurança Comunitária (SEG) e coordenador da Defesa Civil de Sorocaba Roberto Montgomery; Elza Domingues de Lima, também pelo Poder Público municipal; Genésio Ferreira de Albuquerque, do Conselho de Segurança–Sul (Conseg); Marcia Magalhaes de Arruda; Marieta Almeida de Aragão Faria, representando o  Núcleo de Defesa Civil do Parque Laranjeiras; Valéria Coelho Gil Antonio, da cidade de Votorantim, Francisco Vicente da Silva Filho, de Itu e Jair Santoro, por Cesário Lange.