sexta-feira, 4 de abril de 2014

“Corpo e Alma”: Ipiranga está pronto para evento cultural

A TME Eventos iniciou nesta quarta-feira (2) a montagem da arena que vai receber o projeto “Corpo e Alma”, da Fundação Toyota. O evento, que neste ano ocupa no sábado (5) o Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, é resultado da parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult).


Com uma programação totalmente gratuita e voltada à família, o “Corpo e Alma” tem abertura oficial às 14h30 com início das oficinas de música, de reciclagem e pintura. Serão mais de 7 horas de atrações que incluem, ainda, teatro infantil, dança e música clássica e durante todo o sábado, o público poderá participar de atividades complementares envolvendo o aprendizado das artes com conteúdo cultural e educacional como os espaços de Música, Pintura e Conhecimento. Haverá também o sorteio de brindes nos intervalos das apresentações.
O projeto da Fundação Toyota, que pela quinta vez escolhe Sorocaba para receber o evento, visa proporcionar à população o contato com as diversas manifestações culturais e com artistas regionais, valorizando e fomentando a cultura local.

O objetivo é apresentar uma série de atividades que envolvam a utilização do corpo como veículo de manifestação cultural a fim de despertar no público, em especial nas crianças, a importância do processo criativo nas manifestações artísticas.  

A programação ainda com o espetáculo infantil “Lampião e Maria Bonita” e a apresentação de dança flamenca com as bailarinas da Sala Tablado Flamenco.

O encerramento do projeto “Corpo e Alma” acontece com a apresentação da Orquestra Sinfonia Popular, com regência do maestro Jonicler Real e participação especial de cantores sorocabanos.

A estimativa é da participação de um público circulante de 10 mil pessoas no Parque “Maestro Nilson Lombardi”. O local contará com espaço reservado aos portadores de necessidades especiais, posto médico de apoio, ambulância, bombeiros, brigadistas, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Neutralização de carbono

É importante ressaltar que o projeto “Corpo e Alma” tem o compromisso de neutralizar as emissões de dióxido de carbono, a partir da mensuração das emissões em todas as etapas de realização do evento. Para isso, será calculada a quantidade de árvores a serem plantadas para a captura do volume equivalente de dióxido de carbono.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

·         14h30 às 17h30: Abertura do evento e início das oficinas
·         15h30 às 16h: Apresentação da peça teatral infantil “Lampião e Maria Bonita”
·         16h40 às 17h: Sorteio de prêmios 
·         17h20 às 17h50: Apresentação de dança “Sala Tablado Flamenco” 
·         18h às 18h20: Sorteio de prêmios
·         20h às 21h: Apresentação da “Orquestra Sinfonia Popular”

ATRAÇÕES:

MÚSICA

Orquestra Sinfonia Popular, regida pelo maestro Jonicler Real, é composta por 30 músicos que apresentarão arranjos criados especialmente para o evento, em formato MPB-sinfônico dedicados a Vinicius de Moraes, como as músicas Água de Beber, Se todos fossem iguais a você e Modinha, e homenagem também a Dorival Caymmi com suas composições Marina e Canoeiro.

A Orquestra também executará um rico repertório de músicas brasileiras como País Tropical (Jorge Ben Jor), Asa Branca (Luiz Gonzaga), Não deixe o samba morrer (Edson Gomes da Conceição / Aloísio Silva) com participação especial de dez cantores locais, que encerram o espetáculo com a música O que é, o que é? (Gonzaguinha).

A fim de tornar a apresentação uma inovadora experiência musical, um ator será convidado para atuar como apresentador. Ele contará histórias das músicas que serão executadas e interagirá com o maestro e os instrumentos musicais, contribuindo para a criação de um novo público para o estilo.


TEATRO INFANTIL

·                    A peça teatral “Lampião e Maria Bonita”, com direção de Marcelo Hessel, narra a fantástica história do casal mais unido e temido do sertão brasileiro. A peça passa pelo surgimento do cangaço, pelas aventuras e todo o companheirismo entre os seus integrantes. Uma história que merece ser contada. 


DANÇA

·                     “Flamenco Puro”, da Sala Tablado Flamenco - fundada há 16 anos em Sorocaba -, apresenta a dança espanhola do sul da Espanha (Andalucía) através dos ritmos mais tradicionais como: Sevillanas, Bulerías, Tanguillo, Farruca e Rumba, utilizando acessórios como abanicos (leques), mantóns (xales), castanholas e cajón (instrumentos de percussão).
  
OFICINAS

·         Espaço de Conhecimento – No local cenografado com adereços feitos com sucatas, as crianças aprenderão de maneira lúdica sobre o conceito dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), o processo de reciclagem, as consequências ambientais geradas pelo consumismo exacerbado e realizarão uma produção artística reutilizando materiais recicláveis para confeccionar o brinquedo “Vai e vem”, que poderá ser levado para casa.

·         Espaço de Pintura – O público aprenderá com a orientação da Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida, fundada há 10 anos em Sorocaba, as técnicas de pintura na tela para criar um desenho com tema livre, utilizando tintas não poluentes com o auxílio de pincéis. O espaço permite que os artistas mirins se expressem através da plasticidade, desenvolvam a coordenação motora e a criatividade. No final, as crianças também poderão levar a sua arte para casa.

·         Espaço de Música – Um local dedicado a apresentar um pouco da história da música, a criação e execução de obras, dentro do conceito do projeto “Corpo e Alma”. Os participantes ainda personalizam pandeiros, que podem ser levados para casa, e ao final tocam uma canção em conjunto.