quinta-feira, 3 de abril de 2014

Casamento Comunitário: 154 casais participam do curso de noivos neste sábado

Família, vida a dois, sexualidade, filhos. Esses são alguns dos temas que serão abordados no curso de noivos, etapa obrigatória para os casais que se inscreveram na edição 2014 do Casamento Comunitário oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O curso acontece neste sábado, das 14h às 17h30, na Escola Municipal Duljara Fernandes Oliveira, localizada no Jardim Santo Amaro, e terá três palestras. 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, fará a abertura do encontro e ministrará a primeira palestra. 

Com o tema “A construção de um amor verdadeiro”, a palestra abordará o significado de um relacionamento saudável. “No casamento precisamos ter um parceiro que nos apoie, incentive, caminhe lado a lado conosco. Deve ser uma relação de amor, de respeito, de diálogo e de cumplicidade. Mas, isso requer maturidade e compromisso de ambas as partes, pois a relação de amor é um processo de construção diária”, explicou.

Em seguida, o médico Edison Luiz de Campos trará a palestra "Planejamento familiar, vamos fazer juntos?", na qual serão abordados os mecanismos de fertilidade, os principais métodos disponíveis de contracepção, bem com a eficiência de cada método, as principais indicações e contraindicações e o modo correto de uso.

Para terminar, o advogado e palestrante Anselmo Rolim Neto, abordará o tema “Sexualidade e Afetividade”. “A sexualidade é conjunto de todas as sensações que envolvem o ser humano. No caso do homem e da mulher, essa sexualidade é acompanhada da afetividade, que é o conjunto dos sentimentos que envolvem o ser humano. Quando aprendemos a harmonizar e equilibrar sexualidade e afetividade, conseguimos um relacionamento mais feliz”, disse.

Ao final do curso, os casais receberão um certificado de participação e o encaminhamento para os cartórios, para a realização do casamento civil. A bênção ecumênica acontece no dia 24 de maio, no Paço Municipal.